Toolsys recebe reconhecimento internacional

O Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), o primeiro parque a utilizar o TECHSYS, foi o único parque tecnológico das Américas a ser premiado no 1º  IASP Inspiring Solutions. A premiação aconteceu durante a 31ª Conferência Mundial da IASP, realizada em Doha, no Catar, entre os dias 19 e 22 de outubro de 2014, cujo tema deste ano foi “Science Parks; Where Technology GoestoWork”. 
 
A solução premiada foi o “Sistema Informatizado de Seleção de Empresas do tecnoPARQ”, que consiste no processo informatizado de seleção de empresas do tecnoPARQ, por meio da utilização de uma plataforma web (TECHSYS) para cadastro e avaliação das propostas de instalação de empresas no ambiente do parque. As empresas interessadas em se instalar no tecnoPARQ devem se cadastrar no sistema informatizado de seleção e preencher a proposta eletrônica disponível no portal do tecnoPARQ (desenvolvido pela STDti). Após a submissão da proposta e cumprimento dos requisitos previstos no Edital de Seleção, a proposta é submetida à avaliação técnica e financeira por avaliadores ad hoc. Após a avaliação técnica-financeira, as propostas são avaliadas pela Comissão de Avaliação do tecnoPARQ. Todo esse processo é feito de forma automatizada e segura pelo sistema, permitindo o acompanhamento de todo o processo por parte da empresa.
 
O IASP Inspiring Solutions é um programa que busca identificar e compartilhar boas ideias e soluções implementadas pelos membros da IASP, como forma de reconhecer a excelência e dar visibilidade às iniciativas de sucesso dentro do ambiente de parques tecnológicos e outras áreas de inovação.
 
A premiação foi recebida pela Gerente de Relações Internacionais do tecnoPARQ Flávia Carneiro. Para obter a premiação, a solução apresentada pelo tecnoPARQ teve que atender a quatro requisitos: ser inovadora, gerar impacto, ser replicável e possuir resultados comprovados.
 
Também receberam premiação os projetos: TusPark, da China, pela expansão do conceito de incubação de empresas  para algo mais abrangente e  complexo; Johanneberg Science Park, da Suécia,  pela  aplicação do conceito de Living Lab em um Parque Tecnológico, expandindo a missão tradicional por meio do domínio da habitação e da construção; Technologie Parque Herzogenrath, da Alemanha, por sua iniciativa de formação para ajudar os gestores a projetarem novos motores de crescimento em seus parques; e Innovation Hub, da África do Sul, pela aplicação do conceito de Open Innovation dentro de um Parque Tecnológico.